Práticas

 

    Uma equipa de educadores sociais de rua necessita de preparação e disposição para iniciar o seu trabalho, com certeza dos seus objectivos, sabendo como os pretende alcançar e também porque quer trabalhar nesta área.
    Segundo  Campos, F. (1999), a educação social de rua tem como princípios:
•    Respeitar o “menino de rua” como sujeito do seu processo educativo e do seu projecto de vida;
•    Ter, como ponto de partida do processo educativo, a análise crítica da situação do “menino de rua” e das práticas sociais envolvidas nessa realidade.
    Todo este trabalho exige muito mais que interesse e vontade por parte do educador, o desenvolvimento de um trabalho efectivo requer competência de quem o exerce, o que implica uma preparação e formação contínua. É importante que o educador procure sempre aperfeiçoar-se, pesquisando, ampliando os seus conhecimentos e sendo crítico e reflexivo em relação ao seu próprio trabalho.
    O papel do educador não se limita apenas à observação e procura de crianças de rua, é uma tarefa bem mais ampla que deve partir do conhecimento prévio da vida em geral dessas crianças (realidade, cultura, etc.), bem como da singularidade de cada um que ali se encontra, para então traçar estratégias e assumir posturas que possam de facto ajudar no desenvolvimento do seu trabalho.